domingo, 29 de janeiro de 2023
Empatia e Vendas
Dica de Filme - ERIN BROCHOVICH
Para exemplificar a importância de uma solução sensata uma dica interessante é um filme que traz a temática de um conflito e que mostra um pouco da questão do bom senso da importância de se agir de forma sensata em alguns pontos chegando a um resultado positivo.
Trata-se do filme - Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento, estrelado por Julia Roberts, baseado em um fato real, conta a história de Erin Brockovich que trabalha em um escritório de advocacia. Erin descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre os moradores. Ela usa todas as suas qualidades para se chegar a um acordo e para se chegar a uma solução sensata e de bom senso.
O filme além de trazer uma história real, nos mostra questões sobre negociação, comunicação, a aplicação da coerência e do bom senso em situações de conflito maior.
Outro fato interessante de se analisar nesse filme é observar que muitas vezes a personagem interpretada brilhantemente por Julia Roberts, e que lhe conferiu uma estatueta da academia, o famoso Oscar pelo trabalho nesse filme, se coloca em um papel que se assemelha a um mediador, muito embora o conflito aqui já tenha sido instaurado e já é real, alguns aspectos são interessantes e podem ser considerados como habilidades e competências importantes na área de se conduzir um conflito e levar o impasse a um bom resultado para todos.
PAULO STRAMARO
http://Linkedin.com/in/PauloStramaro
sexta-feira, 6 de janeiro de 2023
Cuidado: Ser bom no trabalho pode incomodar chefe e colegas
Você é um ótimo profissional, entrega tudo no prazo, ajuda com novas ideias, agrega para a equipe e tem um ótimo relacionamento com todos. O problema é que a empresa não consegue atender o desejo de crescimento de todos os funcionários e no tempo que eles desejam e por isso, o seu destaque pode causar ciúme e inveja em seus colegas de trabalho, que passarão a vê-lo como um possível inimigo as suas pretensões profissionais.
Inveja aparece a partir de valores assimilados pelas pessoas, e pode ser definida como o desejo de ser como o outro é, ou ter o que o outro tem. Dessa maneira a pessoa se ressente pelo que o outro é, pelo brilho que ele tem, pelos afetos que provoca e pelas coisas que possui. A pessoa não coloca o foco no próprio crescimento, mas na aniquilação do outro.
O ambiente de trabalho é um solo fértil para manifestação deste sentimento por várias razões. Por ser o centro da vida da maioria das pessoas, no trabalho vivenciamos nossas potencialidades, nossas habilidades, nossa vaidade, e também nossos medos e nossas fragilidades.
Pela grande competitividade, principalmente nos ambientes corporativos, a insegurança e a necessidade de apresentar os melhores desempenhos faz com que estes sentimentos se manifestem muito comumente na sua forma mais inadequada e destrutiva.
Ser um bom profissional, isto é, ágil, eficiente, que sabe entender quais as necessidades da empresa e que entrega bons resultados, não significa sucesso garantido. Em algumas circunstâncias, ser bom pode significar uma barreira para o crescimento
Alguns chefes, ao perceberem que dentro de sua equipe existe um profissional muito eficiente e com fortes chances de ocupar o seu lugar, deixa o subordinado na geladeira. Alguns chefes, para não deixar o bom profissional se destacar, optam por não fazer comentários construtivos e avaliações positivas.
Quando o profissional é ágil e eficiente, os líderes acabam canalizando para ele a maior parte das tarefas, pois sabem que ele entregará o resultado no nível desejado. Com a sobrecarga de trabalho, ao longo do tempo o profissional pode em algum momento atrasar um serviço e isso bastará para que o chefe o crucifique perante a empresa.
Na equipe de trabalho, ao perceber que um colega é melhor, os outros começam a deixá-lo de lado. Isso acontece com movimentos simples, como não convidar para um almoço, e com alguns mais complicados, como não passar informações importantes para o andamento das atividades do grupo.
Não importa se você é um ótimo profissional. Se não existirem espaços para crescer, você continuará no mesmo lugar. A concorrência no mundo corporativo é normal e legítima. Sem ela, permaneceríamos no mesmo lugar. O problema é a deslealdade de chefes e colegas que ao perceberem alguém se destacando, procuram uma forma de destruir e prejudicar o bom profissional.
Talvez, a fórmula para o profissional eficiente sair dessa dinâmica é, no fim de um projeto, dar os créditos a todos os participantes (mesmo que não mereçam). Assim as pessoas se sentirão prestigiadas e menos propensas a criticar um bom profissional.
terça-feira, 3 de janeiro de 2023
COMPREENDENDO AS METODOLOGIAS ÁGEIS
O lean manufacturing tem como objetivo central evitar perdas e desperdícios, eliminando da cadeia operacional as execuções que não agreguem valor ao processo produtivo e ao produto.
SCRUM
Scrum é um framework ágil que ajuda as equipes a entregar produtos de alta qualidade de forma rápida e eficiente. É baseado em trabalho colaborativo, auto-organização da equipe, entregas iterativas e feedback contínuo.
KANBAN
Kanban é um método de gerenciamento de projetos que usa cartões e colunas para ajudar a gerenciar o fluxo de trabalho. Ele enfatiza o uso de visualização do trabalho e o foco na entrega contínua de produtos. O objetivo do Kanban é ajudar a equipe a se concentrar na entrega de valor e a alcançar seus objetivos de forma mais eficaz.
SMART
SMART é uma metodologia que visa garantir boas práticas na definição de metas:
- Specific (específico): ter uma meta bem definida, clara e inequívoca;
- Measurable (mensurável): a meta precisa ter critérios específicos que possibilitem aferir seu progresso rumo à realização;
- Achievable (alcançável): deve ser realizável, ou seja, possível de alcançar;
- Realistic (realista): a meta deve estar ao seu alcance, ser realista e relevante para o seu propósito de vida;
- Time based (temporal): deve ter um prazo para acontecer e uma linha do tempo claramente definida, incluindo uma data de início e fim. O objetivo é criar um senso de urgência em você.
OKR
OKR (Objectives and Key Results) é um método de gestão muito difundido pela Google e demais empresas no Vale do Silício.
- 🎯 Objetivos (O): declaração concisa da direção desejada pela empresa. Um bom objetivo tem que ser vividamente descrito para que as pessoas possam imaginar o quão impactante será alcançá-lo.
- 📏 Resultados-chave (KR): metas com impacto direto no atingimento do objetivo caso seja alcançado com sucesso.
DESIGN THINKING
Design Thinking é uma abordagem criativa para resolver problemas e encontrar soluções inovadoras. Ele se concentra na compreensão das necessidades dos usuários para criar produtos, serviços e experiências que satisfaçam seus desejos e necessidades. É uma abordagem interativa, que enfatiza a experimentação, a construção de protótipos e a colaboração entre especialistas de vários campos.
E se bater a meta for o problema?
📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...
-
Nunca devemos subestimar ninguém, pois cada pessoa tem habilidades, experiências e potenciais únicos. Às vezes, a verdadeira força e capac...
-
Um dos principais desafios de começar um projeto, seja ele relacionado a um produto, um software ou qualquer outra coisa, é conseguir...
-
Uma deliciosa fábula, de autor desconhecido, relata a história de um tigre, um burro e um leão. Conta-se que certa vez estavam o tigr...



