As transformações do capitalismo, guiadas pela dialética da globalização, representam a realização da trajetória do ciclo econômico. A globalização, reflete as flutuações da taxa geral de lucro, as quais motivam os capitais individuais a ampliarem os mercados e a ocuparem novos territoriais produtivos.
O cenário competitivo global faz com que empreendedores inovem nos negócios, aliás, competitividade, inclusive, é a palavra que traduz o mercado brasileiro e internacional. Na prática, o que acontece é o seguinte: uma empresa possui um excelente produto e as demais querem fazer melhor que ela e, portanto, se a primeira não continuar melhorando o que oferta ao mercado, então, ficará para trás e a tendência natural é que os concorrentes passem a frente dela.
Nesse sentido, manter um serviço atualizado e de qualidade continuamente superior é o que diferencia os bons dos excelentes empreendedores, ou seja, as empresas que possuem um diferencial são as que têm mais chances de obter sucesso no mercado global. Para tanto, o empreendedor precisa estar atento às mudanças decorrentes tanto do ambiente interno quanto externo, visando antecipar eventuais riscos e precaver crises do negócio.
O empreendedorismo pode ser considerado como o ato de identificar oportunidades e alavancar mudanças, ou seja, o ato de empreender é um ato de transformação da ordem dominante, por sua vez, inovação e empreendedorismo, embora diferentes, são conceitos profundamente relacionados.
Nesse sentido, é extremamente relevante para o empreendedor considerar os fatores de risco envolvidos no negócio, haja vista, que os riscos são incertezas que podem afetar as atividades desenvolvidas pela organização de forma positiva ou negativa e, portanto, como equilibrá-los, configura-se um dos maiores desafios para os empreendedores inovadores.
Diferença entre Empreendedorismo e Inovação
- Empreendedorismo é o ato de criar e utilizar inovações de forma a gerar novas oportunidades, e que o ato de empreender significa mudar as condições vigentes em um determinado ambiente, utilizando novos recursos ou os recursos disponíveis de novas maneiras.
- Inovação tem sido destacada como a grande força propulsora e renovadora das empresas e, consequentemente, do crescimento sustentável das nações, ou seja, o fato de “fazer diferente” é reconhecido por diversos estudiosos e empreendedores como algo que proporciona uma posição de destaque junto aos clientes, fornecedores e a sociedade, gerando, por sua vez, valor econômico para as organizações. Sendo assim, mais do que uma intuição, inovar é a chave do crescimento sustentável.

Nenhum comentário:
Postar um comentário