quarta-feira, 7 de agosto de 2019

IKIGAI : O conceito japonês para uma vida longa, feliz e significativa


Qual a razão para se levantar da cama de manhã? Só tentar responder a uma pergunta tão importante pode fazer você querer voltar para a cama. 

Se o fizer, o conceito japonês de Ikigai pode ajudar.

Originário de um país com uma das populações mais antigas do mundo, a ideia está se tornando popular fora do Japão como uma forma de viver mais e melhor.

Embora não haja uma tradução direta, ikigai combina as palavras japonesas ikiru, que significa “viver”, e kai, que significa “a realização do que se espera”. Juntas, essas definições criam o conceito de “uma razão para viver” ou a ideia de ter um propósito na vida.

Para encontrar este propósito, os especialistas recomendam começar com quatro perguntas:

O que você ama?

No que você é bom?

Em que o mundo precisa de você?

Pelo que você pode se pago?

Encontrar respostas e um equilíbrio entre essas quatro áreas pode ser uma rota para o ikigai para os ocidentais que procuram uma rápida interpretação desta filosofia. 

O conceito vem de Okinawa, um grupo de ilhas ao sul do Japão com uma população de moradores centenários bem acima da expectativa de vida média, mesmo para os padrões japoneses. Muitos acreditam que o ikigai é o segredo de sua longevidade. O termo é bem conhecido em todo o país, e a ideia representada por ele está se espalhando para outras partes do mundo.

Como achar seu 'ikigai?

Para trazer o ikigai para sua vida você não precisa se mudar, mas apenas entender a essência do conceito e torná-lo parte do seu cotidiano. Você pode começar por algo simples como beber uma xícara de café pela manhã. O legal do ikigai é que você pode partir de coisas pequenas até chegar aos grandes objetivos de vida.

Ser fácil de começar é um dos fatores que levam cada vez mais pessoas de fora do Japão a se interessarem pelo conceito, e alguns livros já foram publicados sobre o assunto. Mas encontrar um ikigai não é sempre um processo simples. Há pessoas que sabem o que querem ser desde a infância, mas a maioria de nós não sabia o que queria.

E ainda há o peso do cotidiano: vamos à escola, buscamos emprego, lidamos com obrigações e pagamos contas... e, com isso, podemos nos distanciar de nossos impulsos naturais.

Para ajudar a encontrar o seu ikigai, você pode resgatar seus sonhos de infância: 
Quais eram? Desenhar por horas? Dançar? Correr? 

Pense em quando era pequeno e no que te deixava feliz e você não faz mais.

Se você achar seu ikigai, as pequenas coisas que dão significado à vida podem te ajudar a preservar sua saúde por mais tempo


O Ikigai não se trata de obter uma gratificação instantânea. É algo que impulsiona a pessoa rumo ao futuro e a faz seguir em frente.

Então, se você quiser ter uma vida longa e saudável, vale a pena tentar descobrir seu Ikigai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

E se bater a meta for o problema?

📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...