segunda-feira, 10 de junho de 2024

SPREAD BANCÁRIO

 

    Spread bancário é simplesmente a diferença entre os juros que o banco cobra ao emprestar e a taxa que ele mesmo paga ao captar dinheiro, O valor do spread varia de acordo com cada operação, dependendo dos riscos envolvidos e, normalmente, é mais alto para pessoas físicas do que para as empresas. O Brasil é famoso por ter um dos maiores spreads bancários do mundo.

    Em outras palavras o Spread Bancário simboliza a diferença entre a taxa de captação e a taxa de aplicação de um banco.

  • Taxa de Captação - Taxa/percentual que o banco paga por tomar dinheiro emprestado de alguém! O quanto o banco paga!
  • Taxa de Aplicação - Taxa/percentual que o banco recebe por emprestar dinheiro a alguém! O quanto o banco recebe!

    O spread bancário é a lógica básica utilizada pelos bancos para obter lucro. Em termos mais técnicos, é a diferença entre a taxa de empréstimo e a taxa de captação. Funciona mais ou menos assim: imagine que você é um investidor e que investiu na poupança a uma taxa de 3% ao ano. Aí o banco, que pega o seu dinheiro e te paga esses 3% ao ano, empresta para financiar uma outra atividade econômica e cobra de quem toma esse empréstimo a uma taxa de 23% ao ano.

    Então, nesse caso, o spread bancário é de 20% (23 – 3 pontos percentuais = 20%). Então, nesse negócio entre o banco, que tomou o empréstimo, e você, que ganhou rentabilidade de 3% ao ano, o banco lucrou 20% ao ano só nessa simples operação.

Por que o Brasil tem um spread bancário tão alto?

    O Brasil tem um dos spreads mais altos do mundo, e uma das principais justificativas que os bancos usam é que eles correm um alto risco de crédito. Os altos juros cobrados são calculados por uma série de variáveis, como a taxa de inadimplência, os custos administrativos, os tributos, o depósito compulsório, além, é claro, do lucro que os bancos cobram para realizar essas transações.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E se bater a meta for o problema?

📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...