domingo, 7 de agosto de 2022

As lições que aprendemos com o filme Mãos Talentosas

 

    Dirigido por Thomas Carter, a trama conta a história do famoso neurocirurgião Dr. Ben Carson. Nascido em uma família pobre na periferia de Detroit, nos Estados Unidos, ele chegou a ser considerado pela OMS o 6º homem mais importante do mundo. Sua fama se deu por conta de sua carreira na Medicina, o que, inclusive, lhe rendeu o filme. Ele foi o primeiro médico a realizar uma cirurgia bem sucedida para separar gêmeos siameses. Porém, muito mais que um filme, a trajetória de vida de Carson, que também foi um dos secretário do governo Trump, rende grandes lições de sucesso.

 AS LIÇÕES QUE PODEMOS APRENDER COM O FILME

1 Projete o seu sucesso

    Logo na primeira parte do filme, em um momento em que Ben, ainda criança, se sente desmotivado, ele recebe a primeira lição de sua mãe: use a sua imaginação para ver a si mesmo como alguém de sucesso.

Algumas pessoas negligenciam a importância da projeção, mas ela é o primeiro passo para qualquer projeto que se tem na vida. Acredite ou não em coisas como Lei da Atração ou fé, a projeção, comprovadamente, interfere nos resultados.

Acontece que se trata de muito mais que simplesmente imaginar o futuro ou a vida que se quer ter. Projetar o sucesso, como mostra o filme Mãos Talentosas, é o princípio de um planejamento e isso te dará direcionamento. Quem projeta o próprio sucesso com clareza e objetividade, geralmente sabe qual o próximo passo a ser dado.

Então comece agora mesmo a pensar no que significa ter sucesso para você e identifique a próxima etapa para chegar lá. E acredite na lição de Sonya Carson, a mãe de Ben:

“Você pode ser o que quiser, desde que trabalhe para isso!”


2 Busque a maior quantidade de conhecimento que puder

    Um dos pontos fortes que o filme Mãos Talentosas retrata, principalmente durante a infância do neurocirurgião, foi o incentivo aos estudos. Mesmo sendo analfabeta, Sonya Carson sempre motivou os dois filhos a se esforçarem na escola. Até hoje o filme é usado como exemplo para estratégias de estudos e foco. Um trecho da produção mostra a mãe de Carson estabelecendo uma meta de dois livros por semana para os filhos.

Os dois deveriam ler esses livros e fazer resumos para ela (que Sonya acabava pedindo que os dois garotos lessem, já que ela não sabia). 

No entanto, o ponto aqui não é a quantidade de livros em si, mas o que há por trás dessa rotina estabelecida pela família. Mesmo sendo de origem humilde e, inclusive, tendo dificuldades na escola, eles deram a si o desafio de aumentar a quantidade de conhecimento que conheciam.

Portanto, a lição de sucesso que fica é: busque hoje mais conhecimento do que você tinha ontem.


3 Profissionalize-se

    Essa lição está atrelada à anterior. Mais do que pesquisar e ler livros, o filme Mãos Talentosas retrata a importância da vida acadêmica para Ben Carson. Ele se tornou um respeitado neurocirurgião e seu irmão, Curtis Carson, um engenheiro, porque ambos foram atrás de bons diplomas. É verdade que a trajetória acadêmica tradicional (terminar o ensino médio e depois fazer faculdade) não é garantia de sucesso. Tampouco é verdade que quem não tem diploma está fadado ao fracasso. Longe disso.

No entanto, para o sonho de Ben era imprescindível ser graduado e ter bons diplomas. Portanto, ele foi atrás dessas conquistas e não mediu esforços. Então, seja qual foi o sucesso que projetou para a sua vida e qual caminho pretende seguir, se o próximo passo for profissionalizar-se, faça isso. E busque os melhores diplomas que puder.


4 Escolha o que consome de forma consciente

Mais um fato marcante na educação de Sonya Carson para seus dois filhos foi a imposição de limites sobre o que eles consumiam. Quando Ben se vê desmotivado e com baixo desempenho na escola, sua mãe sugere que ele troque a televisão por livros, por exemplo.

Essa é uma postura que não somente Ben Carson adotou, como mostra o filme Mãos de Sucesso, mas diversos outros nomes com notoriedade. O que consumimos na maior parte do nosso tempo, está diretamente relacionado com o quão preparados estamos para o sucesso que projetamos!


5 Não dê ouvidos a críticas

    Ben Carson é um homem negro, cuja família tem origem humilde. Além disso, ele não teve o pai presente em sua educação e tinha dificuldades na escola quando criança. Por isso tudo, críticas, preconceitos e barreiras não faltaram em sua trajetória.

Uma das cenas mais marcantes do filme Mãos Talentosas mostra quando ele se destaca entre outros alunos da universidade, mas ainda assim é criticado, apenas por ser o único negro da turma. No entanto, o neurocirurgião decidiu mostrar às pessoas que ele não era aquilo que esperavam dele. Ele seguiu projetando seu sucesso e percorrendo seus méritos.

Em 1987, também sob muitas críticas e olhares duvidosos, Ben Carson assumiu o risco de uma cirurgia para separar gêmeos que haviam nascido unidos. Então, se tornou o primeiro médico a ser bem sucedido no processo, sem óbitos.


O que o filme Mãos Talentosas quer nos ensinar?

        Em resumo, o filme Mãos Talentosas ensina uma grande lição sobre disciplina e foco. Mesmo com as adversidades, Ben Carson acreditou no próprio sucesso e percorreu seu caminho. O incentivo de sua mãe, Sonya Carson, foi de grande ajuda neste processo. Uma senhora analfabeta, mas muito inteligente que insistiu para que ele seguisse as oportunidades que ela nunca teve. 

     A história nos mostra que para obter o sucesso desejado Ben estudou, se preparou, capacitou uma equipe, analisou os cenários, teve medos e mesmo ainda assim decidiu encarar os desafios e assim os derrotou.

        Você também pode ser como ele, por isso:

Acredite sempre em seu potencial e enfrente os seus obstáculos!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

E se bater a meta for o problema?

📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...