O PAPEL DA EMPRESA DIANTE DA PANDEMIA DO CORONAVIRUS
As empresas estão passando por diferentes realidades para tentar amenizar o cenário de crise com a nova epidemia. Um cenário de pandemia pode trazer nervosismo e até pânico para os colaboradores, principalmente quando há disseminação de informações falsas.
A falta de compreensão sobre o que é Coronavírus e quais são seus quadros clínicos podem afetar a saúde mental dentro do ambiente de trabalho. Nesse período, a gestão de pessoas precisa ter atenção para enxergar quadro de estresse ou ansiedade dos colaboradores e times.
Em um cenário como esse, o RH é um suporte fundamental para garantir a proteção e segurança dos colaboradores. O novo Coronavírus provou ser letal para idades específicas e precisa ter atenção, afinal os colaboradores contaminados levam a doença para dentro de suas casas e espaços.
Com a orientação de evitar aglomerações, a maioria das pessoas podem estar confrontando-se com um novo sentimento em suas rotinas: a ansiedade de lidar com ônibus lotado e salas de escritórios totalmente fechadas. A fim de evitar aglomerações, algumas organizações optaram por flexibilizar a modalidade de trabalho, possibilitando aos colaboradores que trabalharem em home office.
Nem todas as empresas podem promover home office para todos os setores, por isso, é fundamental contar com medidas de prevenção que possam ajudar a estabelecer uma harmonia e segurança — nem que seja mínima — para os colaboradores.
Uma dica importante é conseguir disseminar informações oficiais sobre como se precaver e tratar quadros de Coronavírus. Utilizar todos os recursos da comunicação interna para explicar para os colaboradores a necessidade de reforçar a higienização — principalmente das mãos — e evitar contatos físicos é fundamental.
Outros pontos essenciais para manter a saúde dos colaboradores e o clima organizacional harmônico, são:
- Manter uma conversa clara e específica com os colaboradores, sempre passando dados oficiais e sem rodeios;
- Não rotule os colaboradores infectados: evite divulgação dos nomes e exposição de colaboradores que estejam em suspeita.
Por fim, existem as medidas de prevenção que precisam ser adotadas imediatamente na empresa:
• incentivar práticas de higiene frequentes;
• disponibilizar álcool gel (> 60%);
• providenciar objetos descartáveis;
• avaliar flexibilização de horários para evitar aglomerações nos setores;
• desencorajar o compartilhamento de espaços e objetos;
• promover limpeza regular do espaço.
Manter a confiança entre a gestão de RH e os colaboradores é fundamental para lidar com momentos de crise!
PAULO STRAMARO

Nenhum comentário:
Postar um comentário