sexta-feira, 3 de maio de 2019
Empreendedorismo em tempos de crise
Um dos principais desafios dos empresários, gestores, diretores ou presidentes de companhias é driblar as crises, sejam elas momentâneas ou duradouras, internas ou externas, grandes ou pequenas. Enquanto muita gente está preocupada com a crise, há quem enxergue o momento econômico atual como uma grande oportunidade para empreender.
O empreendedorismo em tempos de crise é uma possibilidade a ser explorada por quem quer fazer da incerteza uma oportunidade. Apesar de a crise causar certo pânico entre consumidores e empresários, e de ter suas consequências reconhecidamente negativas, ela também gera oportunidades para quem está devidamente preparado para aproveitá-la.
Mas montar um negócio nesse período de incertezas pode não ser tão simples assim. É preciso um estudo mais aprofundado para identificar os pontos fracos e fortes do momento e ter em mente que as oportunidades e dificuldades que aparecem agora não são as mesmas de um cenário econômico estável. Agora é um bom período para o empreendedor nacional: com o dólar mais alto, a importação se torna uma opção mais cara e a busca por produtos e serviços nacionais tende a crescer. Outro ponto importante a ser observado é que os clientes estão controlando mais os gastos, o que significa que, mais do que nunca, quem apresentar o melhor produto ou serviço por um preço mais justo terá mais chances de sucesso. Não é fácil, mas a crise pode e deve servir como um motivador.
Existe um ditado que fala que alguns males vêm para o bem. Você pode achar que é um clichê, mas é a realidade! Enquanto alguns choram, outros vendem lenços. Enquanto uns lamentam, outros trabalham arduamente para enfrentar a crise.
Na estagnação ou retração do mercado, várias empresas perdem o poder de investimento e fluxo de clientes, mas é preciso expandir os horizontes e buscar novas oportunidades.
Um setor que continua faturando independente da crise é o da alimentação. E nessa fatia de mercado, ganha quem alinha inovação com bons produtos e preços acessíveis. Essa combinação explica o boom de food trucks dos últimos anos. É um negócio que facilita a vida do cliente além de ser financeiramente mais viável do que um restaurante, por exemplo. E para que a tendência não vire fracasso, a dica é fugir do óbvio apostando numa gastronomia que não se vê com frequência pelas ruas.
Os momentos de dificuldades econômicas tem sido o berço de ótimas oportunidades. Além dos setores básicos, como roupas, saúde e alimentação, outros produtos e serviços têm se mostrado fortes no mercado. Com o orçamento apertado, muita gente opta pelo reparo ao invés de comprar um item novo e é aí que está a oportunidade de negócio. O segredo do sucesso, tanto para quem está começando quanto para quem quer se consolidar nesse momento, é oferecer serviços indispensáveis ao dia a dia com qualidade e preço acessível.
Aproveitando as oportunidades, vários negócios nascem, sobrevivem e até crescem durante a crise. Isso representa exatamente o que é ser empreendedor em tempos de crise, driblar as adversidades em prol do negócio!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
E se bater a meta for o problema?
📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...
-
Nunca devemos subestimar ninguém, pois cada pessoa tem habilidades, experiências e potenciais únicos. Às vezes, a verdadeira força e capac...
-
Um dos principais desafios de começar um projeto, seja ele relacionado a um produto, um software ou qualquer outra coisa, é conseguir...
-
Uma deliciosa fábula, de autor desconhecido, relata a história de um tigre, um burro e um leão. Conta-se que certa vez estavam o tigr...

Nenhum comentário:
Postar um comentário