quinta-feira, 21 de julho de 2022

SER VOLUNTÁRIO

 SER VOLUNTÁRIO

(por Letícia Haerbe)

    Para começar, vamos partir da definição de voluntário: aquele que se compromete com um trabalho, ou assume a responsabilidade de uma tarefa, sem ter a obrigação de fazê-la, defendendo uma causa em prol de um público por vezes a margem da sociedade. Basicamente, é o ato de dedicar-se a uma atividade espontaneamente, onde não se espera nada em troca.

    Contudo, a pergunta mais importante seria: qual motivo leva uma pessoa a praticar o voluntariado? Hoje em dia, muitos o praticam por obrigatoriedade, por necessidade de horas complementares ou até mesmo por mera questão de status, pois ter o item “trabalho voluntário” no currículo causa uma boa impressão nos recrutadores em uma entrevista de emprego. De fato, é um diferencial que chama atenção pois o profissional do futuro não necessariamente é aquele que domina todas as ferramentas tecnológicas, mas sim aquele que sabe lidar e liderar pessoas, desenvolvendo o máximo de seu potencial.

    Existem inúmeros benefícios ao ser voluntário, não somente para o grupo que está sendo beneficiado, mas também para quem prática.


· Desenvolve a sensibilidade, a empatia e a compaixão;

· Incentiva o trabalho em equipe;

· Trabalha o autoconhecimento e promove o desenvolvimento pessoal;

· Auxilia a trazer propósito para a vida de quem o realiza.


    O voluntariado pode ser exercido em diversas áreas e de diversas formas. Em organizações não Governamentais (ONG's), instituições de ensino e apoio a comunidades, igreja, em órgãos do governo como o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e até mesmo em empresas. Neste último caso, denomina-se voluntariado corporativo, onde as organizações incentivam e oferecem meios a seus colaboradores de participar de alguma ação beneficente dentro ou fora de sua jornada de trabalho. Este tipo de voluntariado vem ganhando cada vez mais força no mercado, pois dá uma posição de destaque à empresa que se preocupa com este tipo de causa. Há também programas oferecidos pelo governo como mesário voluntário nas eleições, por exemplo.

    Os mais clássicos são a distribuição de refeições, cobertas e itens de higiene para as pessoas em situação de rua; casas de repouso abrem suas portas para visita às pessoas idosas terem a oportunidade do convívio social. É interessante saber que mesmo com a pandemia, alguns asilos oferecem até mesmo visitas online.

    Independente da modalidade, deve ser feito pois contribui para um mundo melhor. É uma maneira de conectar-se a realidade com carinho, respeito e humanidade, criando uma conexão com o meio e com a realidade em que se vive, reconhecendo que as pessoas ao nosso redor também precisam de ajuda, seja ela qual for.

    Em resumo, ser voluntario é ter vontade de fazer um bem ao próximo, sendo um agente de transformação.

    Faça trabalho voluntário você também!


LETÍCIA DIOGO HAERBE

Linkedin.com/in/Leticia-Haerbe/

- TECNÓLOGA em Construção Civil pela FATEC-SP 

- Líder Voluntária na Construide São Paulo

- Trabalha como Analista em Gestão de Pessoas

- Atualmente, cursa Pós-graduação em Gestão de Pessoas na Universidade Presbiteriana Mackenzie. 

terça-feira, 19 de julho de 2022

Seja sempre Positivo


Expresse gratidão com palavras e atitudes. Sua vida mudará muito de forma positiva.

Ao optar por ser agradável e positivo no seu modo de tratar as pessoas, você está também, escolhendo a maneira como será tratado por elas.

Paulo Stramaro




E se bater a meta for o problema?

📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...