Indivíduos que se tornam resilientes possuem, a capacidade de acreditar em si mesmos e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho. As pessoas que são resilientes tendem a levar uma vida mais significativa e desenvolver relações mais harmoniosas com aqueles que estão ao seu redor, pois são indivíduos que possuem uma visão mais otimista da vida. São pessoas que além de enfrentar os problemas, ainda são capazes de se beneficiarem com eles, aprender e crescer emocionalmente e com isso possuem razões para nunca desistir de suas metas e objetivos.
Resiliência vêm da soma de aprendizagens que o indivíduo adquire na vida, o que torna possível qualquer um a desenvolvê-la. Indivíduos que se tornam resilientes possuem, ainda, a capacidade de acreditar em si mesmos e são mais confiantes para lidar com os desafios que surgem ao longo do caminho. O nível de resiliência de um indivíduo determina quem terá sucesso e quem se perderá pelo caminho. Quanto mais resiliente é alguém, mais forte e preparado ele estará para lidar com as adversidades da vida.
A pessoa resiliente, além de suportar a pressão, ainda aprende com suas dificuldades e desafios, usa da sua flexibilidade para se adaptar e sua criatividade para encontrar soluções alternativas. Pessoas resilientes são capazes de enfrentar, de forma serena, situações de grande pressão e stress, conseguem uma boa leitura do ambiente estressante e tiram dele maneiras para reorientar o seu comportamento.
Desenvolver a resiliência é algo em que devemos investir, já que as dificuldades, desafios e mudanças são elementos que fazem parte da vida de todo e qualquer ser humano. O que vai nos tornar uma pessoa próspera e bem-sucedida, vai ser a forma como se posicionar diante de cada uma das situações adversas que surgirem no caminho.
PAULO STRAMARO
Linkedin.com/in/PauloStramaro


