quinta-feira, 31 de dezembro de 2020

Feliz Ano Novo

 


Que o novo ano não seja como o outono da vida onde as folhas caem deixando apenas lembranças de dias bons e ruins, mas que seja como a primavera da vida que produz frutos e dos frutos sementes onde podem ser plantadas a cada dia e colhidas a cada amanhecer.

Que a paz, a saúde e o amor estejam presentes em todos os dias deste novo ano que se inicia. 

Feliz Ano Novo!

quinta-feira, 24 de dezembro de 2020

Boas Festas

 


Desejo que neste Natal toda a tristeza e todos os problemas sejam substituídos por sorrisos, gratidão, carinho e positividade. Ano após ano, superamos os obstáculos que a vida coloca no nosso percurso e nos reunimos em família para comemorar o fato de estarmos juntos, vivos, com saúde e energia!  

Sou grato e feliz por ter vivido mais este ano, e por ter tido a oportunidade de aprender e crescer, como profissional e pessoa.

O meu pedido especial para o próximo ano que se inicia é que a energia e as boas vibrações encham os nossos corações com o amor do Natal, e permaneçam sempre em nossas vidas. 

Feliz Natal meus amigos, e que o Ano Novo traga muitas felicidades e realizações para todos nós. 

Boas Festas!

terça-feira, 15 de dezembro de 2020

A importância da Gestão de Conhecimentos


Foi-se o tempo em que apenas equipamentos e atividades operacionais geravam lucratividade para as organizações. Hoje, o olhar empresarial também está voltado para o capital intelectual, ou seja, para as pessoas. A importância dada a elas – suas capacidades criativas, motivações, competências e conhecimentos – é sentida como um diferencial e uma oportunidade para as empresas crescerem mais. 

Por esse motivo, a gestão do conhecimento está em alta nas organizações e desempenha um papel muito importante para potencializar resultados e trazer melhorias significativas aos processos. Dar maior importância às pessoas do que aos bens tangíveis torna-se uma tendência porque são elas que detém os conhecimentos mais valiosos sobre como atingir melhores resultados, como diagnosticar problemas e otimizar processos internos, enquanto os equipamentos usados nas operações são meros coadjuvantes para tal fim. 

Com a transformação digital, ficou ainda mais fácil colocar em prática a gestão do conhecimento e colher seus benefícios dentro de empresas de todos os tamanhos e segmentos. A maneira de aproveitar melhor o conhecimento desses colaboradores é estimular e facilitar a troca, e o uso e a criação de conhecimento em toda a empresa. Assim as pessoas são incentivadas a compartilhar aquilo que sabem, de forma a criar um ambiente de trabalho no qual toda experiência válida pode ser acessada pelos outros colaboradores e aplicada em suas atividades a fim de elevar a produtividade da companhia. 

A construção de um ambiente corporativo que estimula a aprendizagem e a inovação é fundamental. Com os departamentos cada vez mais integrados, graças ao uso de sistemas que agilizam o dia a dia, as informações importantes podem ser disponibilizadas a todos com mais assertividade.

Há dois tipos básicos de conhecimento que podem ser aplicados pelo ser humano: o explícito e o tácito. O conhecimento explícito é o mais fácil de ser colocado em palavras, registrado e documentado. É facilmente adquirido por meio da leitura de manuais, livros e artigos, por exemplo. Quando falamos das funcionalidades de um sistema, ou das etapas de um processo produtivo, tratamos do conhecimento explícito.

O segundo tipo – o tácito – é o mais difícil de ser colocado em palavras e é adquirido apenas com a prática. O conhecimento tácito é aquele que só conseguirmos mostrar ao usar. Um líder gerindo sua equipe, um médico realizando um diagnóstico ou vendedor fechando uma venda difícil, são exemplos desse tipo de conhecimento.

Não adianta implantar a gestão do conhecimento sem pensar em quais resultados se quer atingir. Uma vez disseminado, o conhecimento pode ser retido por outros colaboradores, a fim de gerar resultados sempre superiores aos do passado. É preciso reconhecer e disseminar esse conhecimento para que a empresa esteja sempre evoluindo. 

Gestão do Conhecimento é algo que deve ser sempre contínuo.


Paulo Stramaro

Linkedin.com/in/PauloStramaro

segunda-feira, 14 de dezembro de 2020

Uma mensagem de esperança

 


2020 foi um ano de muitos aprendizados, e nada mais importante do que nos fortalecermos e relembrarmos nossa capacidade de reinventar o futuro. 

Desde 2018, as mensagens do Bradesco de fim de ano vêm sendo transmitidas através de filmes de animação que trazem histórias de desafios e superações. O terceiro da série não é diferente. 

Esse filme inspirador nos mostra como, diante do inesperado, fomos desafiados a olhar pra dentro de nós mesmo e encontramos novas motivações para expressarmos o nosso brilho. 

No início vemos dois vagalumes voando em uma cidade. Uma sombra começa a escurecer a cidade.

Vários vagalumes surgem no céu. Eles voam entre as pessoas que estão na escuridão e iluminam as pessoas, que de tristes, passam a sorrir.

Em seguida, a dona de um restaurante está de máscara atendendo clientes. O médico volta para casa e recebe um abraço de seu marido.

O Idoso recebe abraço dos seus netos que entram pela porta.

O filme nos mostra que devemos viver os novos tempos com mais força e coragem para transformar e fazer o mundo voltar a brilhar!

Paulo Stramaro

Linkedin.com/in/PauloStramaro

E se bater a meta for o problema?

📌 1981. Japão. Toyota. A organização enfrentava um dilema recorrente em qualquer empresa orientada a resultados: - Algumas equipes superava...